-
Arquitetos: Colégio de Arquitetura - Universidade de Nebraska-Lincoln, Jason Griffiths; Colégio de Arquitetura - Universidade de Nebraska-Lincoln, Jason Griffiths
- Área: 9 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Mike Lundgren
“Emerge” é uma estrutura de nove metros quadrados desenhada para pequenas reuniões de professores e estudantes que visitam a fazenda de Bauman. É uma colaboração entre a Escola de Arquitetura da Universidade Lincoln-Nebraska, a fazenda e a serraria DR Johnson Lumber.
Essa estrutura está localizada dentro do bosque para atrair os estudantes ao contato com árvores novas e antigas e expô-los a diversidade da flora circundante. Através de um programa chamado “Forests Today & Forever”, a fazenda promove a administração florestal e a educação anual, dando as boas-vindas aos 2000 visitantes.
O piso e as paredes da estrutura estão feitos de madeira compensada (CLT) e a cobertura é uma combinação de madeira CLT e madeira laminada. A estrutura está revestida na cobertura e nas laterais com uma simples acumulação de CLT, telhas e revestimento de madeira.
"Emerge" foi desenhada para proporcionar uma narrativa estética que permite aos visitantes apreciar a relação do projeto com a produção florestal no nordeste dos Estados Unidos. Os visitantes experimentam esta narrativa de várias maneiras incluindo as telas frontais e posteriores do edifício. Aqui os elementos de madeira são dispostos em um padrão ordenado no nível inferior mas se tornam cada vez mais desordenados a medida que sobem. Os extremos de CLT ficam expostos, protegidos por uma tela de lâminas em cada extremo da edificação. Essas lâminas respondem a ângulos da chuva aumentando gradualmente sua inclinação de acordo com sua altura. Essa tela descreve a forma em que a madeira tridimensional "emerge" do entorno natural do bosque.
Essa narrativa continua no interior, onde a atenção do visitante se volta para a luz no teto e para as vistas do bosque acima.
"Emerge" é o terceiro de uma série de cinco projetos para a fazenda, que demostra coletivamente diversos usos da madeira em uma gama de entorno florestal. Cada projeto melhora o programa educativo através das qualidades táteis, fenomenológicas e espacias da arquitetura. Através destes projetos, a Fazenda Bauman é capaz de integrar os últimos desenvolvimentos da indústria madeireira com as tradições da silvicultura no noroeste americano.